En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
"O Trem da Morte" (também conhecido como "La Bestia" e "o Trem dos Desconhecidos") é uma rede de trens de mercadorias que os imigrantes utilizam para atravessar rapidamente México para chegar aos Estados Unidos.
Este modo de viajar é ilegal e extremamente perigoso. Estima-se que anualmente entre 400 e 500 mil imigrantes, a maioria de origem centro-americana, continuam montando em cima de trens, esforçando-se para chegar aos Estados Unidos. O Instituto Nacional de Migração (INM) informa que dos 64.061 estrangeiros que foram presos no ano de 2009, 60.383 eram de El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e México. Além disso, de acordo com o cônsul de El Salvador, Vilma Mendoza, "cerca de 30% dos que viajam em trens são imigrantes cíclicos"; homens e mulheres que tentam voltar aos Estados Unidos depois de deportação, ou após uma tentativa frustrada". Outros fatores que contribuíram para o êxodo em massa de América Central, de acordo com Juan Pardinas, Diretor Geral do Instituto Mexicano para a Competitividade, são "a precária situação econômica de seus países de origem, as consequências dos conflitos civis e políticos e militares, assim como sociais e econômicos; e a devastação causada por desastres naturais, como furacões". Embora esses trens (que transportam produtos e materiais, incluindo milho, cimento e minerais) são considerados como uma forma livre de viajar, que permite aos imigrantes evitar 48 centros de detenção nos Estados Unidos, numerosos postos de controle de imigração, os riscos são altos e muitos motoristas ficam com lesões que alteram sua vida e limitam a sua capacidade de trabalho. Também cabe destacar que, em alguns casos, os passageiros devem ter cuidado com outros passageiros, já que correm o risco de serem maltratados, abusados e até mesmo lançados do mesmo trem.